Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Isso pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Os cuidados com o diabetes dependem principalmente do próprio paciente, evitando comportamentos que afetem diretamente a saúde.
O que você deve fazer?
- Procurar um médico para que ele passe um plano alimentar adequado. Normalmente, recomenda-se a ingestão de fibras, pois elas atuam no controle glicêmico, além da limitação na quantidade de carboidratos ingeridos. Deve planejar a alimentação mais saudável, programar comer pelo menos cinco vezes ao dia, comer na hora certa, não ficar mais de 3 horas sem comer. Escolher bem os alimentos e controlar suas quantidades.
- Evitar o uso de açúcar e adoçantes sempre que possível. Quando for realmente necessário adoçar, prefira adoçante.
- A atividade física é importante para todas as pessoas; com o diabético, não seria diferente. Entretanto, pessoas com diabetes devem ter cuidados redobrados e sempre se lembrar de medir a glicemia antes de praticar uma atividade. Caso sinta algum mal-estar, o exercício deve ser interrompido.
- É importante o envolvimento dos familiares com o tratamento do paciente diabético, visto que, muitas vezes, há uma mudança de hábitos, requerendo a adaptação de todo núcleo familiar.
- Não fume, pois esse hábito pode gerar complicações, como o aumento dos riscos de doenças cardíacas. Vale destacar que alguns estudos sugerem que o tabagismo pode ser um fator desencadeante da doença.
- Consulte regularmente seu médico e verifique se os níveis de glicose estão de acordo com as metas estabelecidas. Também é importante verificar a pressão, colesterol e triglicérides.
- Nunca se automedique, pois muitos remédios podem aumentar os níveis de glicose no sangue
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e tenha sido útil. Deixe seu comentário e compartilhe com quem precisa ficar ligado nestas ações!