São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.
O uso de plantas medicinais na arte de curar é uma forma de tratamento de origens muito antigas, relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acúmulo de informações por sucessivas gerações. A Fitoterapia é uma ciência e engloba desde o uso popular das plantas até a utilização de Fitomedicamentos.
Os fitomedicamentos são preparações elaboradas em diferentes formas farmacêuticas (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas) em que são utilizadas como matéria-prima os extratos de parte de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico. Considera-se que os fitomedicamentos têm um alcance terapêutico amplo, ajudando no combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos, entre outros.
Tem algum medicamento para manipular? Então envie sua receita para a FarmaDerme e teremos o prazer em te ajudar!